O que é moda para você?

quinta-feira

  
Tenho duas filhas em casa - uma com 23 e a outra com quase 12. Ou seja, somos 3 mulheres de gerações bem diferentes e, com isso, visões de mundo também distintas. Claro que para as duas eu já sou uma velha, apesar de ter apenas 42 anos (sim, apenas! Graças a Deus as mulheres de 42 nos dias atuais são completamente diferentes de 20/30 anos atrás...) e isso gera situações engraçadas, chatas, várias brigas e discussões, risadas, piadas, alguns rótulos e estilos diversos. 
O que tenho percebido de tudo isso é que, apesar da influência dos meios de comunicação, da provocação capitalista ao consumismo impensado e descontrolado, das mudanças de padrão de comportamento, valores morais e éticos, nós três enxergamos a “moda” de forma bem diferentes e aí, como sou a mais velha, acabo dando uma filosofada gigante sobre uma frase que me veio à cabeça alguns anos atrás (quando TT ainda estava entre nós) e não poderia deixar instigá-las perguntando individualmente a seguinte frase:
O que é moda para você?

Parece uma frase tão óbvia, tão besta e tão direta que as respostas não poderiam ser diferentes: rápidas, curtas, focadas exatamente na denotatividade da pergunta, apesar da mais velha ter toda a capacidade e maturidade para me dar respostas mais elaboradas e consistentes, pensando não apenas na moda como algo supérfluo, temporal, contextualizado na necessidade mercadológica de despertar nas mulheres e nos homens a autoestima temporária e cíclica por meio de bens de consumo.  (viu como eu filosofo em questão de segundos? Hahahahaha isso não é mesmo para qualquer um....rsrsrsrs)
Mas eu não perdi a oportunidade de provocá-las e direcionar os respectivos raciocínios para o que eu de verdade gostaria de saber. Para a mais velha, eu fiz as seguintes perguntas:
Você acha que moda se restringe à roupa, sapatos, bolsas, acessórios, tecidos, aos estilos de cada estação, às cores, tendências, características embutidas pelos estilistas e modistas em cada estação do ano, às pesquisas, criações, aos desfiles, à mídia? O que mais é moda na sua vida? Só isso?
Aí, eu escutei a seguinte resposta: Mãe, não viaja! Pisa no chão! Aterrissa! Eu morri de rir, claro e como elas costumam dizer, eu comecei o meu “sermão de cada dia”, típico de gente velha mesmo.....hahahahaha
“Pois é, filha, moda pra mim não é só roupa, maquiagem, sapatos lindos, acessórios chamativos e bolsas estilosas.... Isso toda mulher gosta (e você sabe EU ADORO), há homens que se interessam também, mas esse tipo de moda deveria ser um dos maiores e mais poderosos ACESSÓRIOS de uma pessoa (homem ou mulher) e não o principal nem mais importante definidor da sua personalidade. Então, MODA pra mim é:
- ter personalidade para usar o que der vontade, seja desta estação ou da que já passou;
- ter respeito pelo outro, independente de como a pessoa se veste ou se apresenta para o mundo, sem críticas, sem rótulos, sem desdém e sem o ar de superioridade que vestir uma marca parece oferecer;
- é lembrar e aplicar dois ditados que repito sempre e você já deve estar cansada de ouvir: “Bonitinho, mas ordinário!” e “Quem vê cara, não vê coração!” toda vez que o mundo tentar nos seduzir com falsos valores e conceitos supostamente modernos sobre o significado e a importância de estar na “moda”. Caráter, honestidade, humildade e simplicidade nunca saem de moda!
- ter a clareza que auto-estima depende de auto-aceitação e não de validação externa. Quando você se aceita, não depende do mundo te aceitar;
- é nos cuidar em todos os aspectos, não apenas físico, estético, mas espiritualmente também. Quem é bonito por fora e por dentro não perde pra ninguém!”
Antes que eu terminasse, ela me cortou dizendo: “Já entendi, mãe, e você tem razão. Mas você sabe que o mundo não é assim, né?” Finalizei a conversa plantando uma sementinha na cabeça dela:
O mundo está acostumado com a mediocridade (quero dizer, com a média, com o normal) e não oferece nada além do que já é previsto e esperado. Esteja acima da curva, pague o preço e colha os frutos que poucos colhem. Ser medíocre é fácil, ordinário e previsível. Ser além do que se espera é gratificante para si mesmo, engrandece a auto-estima, amplia os sonhos e as expectativas.”
E aí, topa ampliar os horizontes e compartilhar conosco o que é moda pra você?
Um abraço a todas e até a próxima! 

Lívia Pinheiro,
www.assuntonaofalta.com.br 









14 comentários:

  1. Gostei do post!

    Beijinhos,
    Inês - http://www.indiglitz.pt

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Amei o post :D
    Moda é sua forma de se expressar através de suas roupas ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não gosto muito deste conceito de "moda". Nunca estou na moda de acordo com as pessoas, porque nunca sigo tendencias em nada, seja acessorios, roupas e calçados, uso o que gosto e pronto.
    Se a moda é usar bolsa de franja e eu não gostar, eu não vou comprar uma só pq todo mundo usa. Sou bastante do contra sabe xD

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  4. Bem criativo seu post, gostei, e moda pra mim é você estar atualizada mas sendo você, não sigo a moda em si, sigo meus gostos com atualizações hahaha

    ResponderExcluir
  5. moda pra mim não é apenas vc seguir uma tendencia é vc criar a sua moda

    ResponderExcluir
  6. adorei o post, moda é msm mt além de tendencia, vai mt mais pra nossa propria expressao

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Moda pra mim é uma forma de se expressar aquilo que se veste, seguir aquela tendência que todos estão usando, ficar atualizada, gostei muito do texto, bjs.

    ResponderExcluir
  8. oláá! tudo bem?
    engraçado que quando eu era mais nova, adorava moda e só queria usar as tendências do momento! então, fui crescendo e meio que perdi esse interesse.. hoje em dia, olho e vejo tanta coisa que nunca usaria.. acho que comecei a ter mais personalidade e selecionar mais, em vez de sair usando tudo. e sinto que era isso que deveria ser a moda. usar só o que nos faz bem mesmo ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de moda, mas não me apego muito, o meu caso é bem complexo isso sabe, hahaha adorei o post! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Mesmo com os meus 35 anos não tenho maturidade o suficiente para falar o que é moda pra mim rsrs sério as vezes me sinto uma consumista adolescente rsrs Ainda bem que nos ultimos anos estou conseguindo me controlar bem rsrs

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post.
    Não sou de seguir moda (conforme o mundo dita), mas gosto de usar oque me identifica, que pra mim é a minha moda rs.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  12. Moda é se identificar com o que você olha no espelho! É assim que eu sempre avalio o que eu gosto de usar ^^

    ResponderExcluir
  13. Sou um ser um tanto avesso a determinadas modas... Na verdade pouco sigo ela. Gosto do que me cai bem e me faz sentir bonita.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não seguirmos tendencia, principalmente por morarmos no interior, amamos estar sempre em sintonia com ela, no caso conhecer a moda, é muito interessante.

    ResponderExcluir

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.